10 mitos e verdades sobre nome sujo no SPC e Serasa

10 mitos e verdades sobre nome sujo no SPC e Serasa

Há 62 milhões de inadimplentes no Brasil segundo informações do SPC e Serasa. Neste artigo você vai ficar por dentro dos mitos e verdade sobre o nome sujo no SPC e Serasa.

Aumentou o número de pessoas desempregadas, isso fez com que o aumento dos inadimplentes aumentassem.

A decisão de colocar o nome do consumidor devedor no SPC e Serasa é da empresa que não recebeu o pagamento da conta. Da mesma forma essa empresa é a responsável pela retirada do nome do consumidor da lista assim que o pagamento ou um acordo for realizado.

Consequências de ter o nome sujo 

Antes de ter o nome incluído na lista dos inadimplentes, as empresas credoras tentam entrar em contato com o consumidor procurando um acordo. Se o acordo não obtiver resultado e o prazo para o pagamento expirar. A empresa envia o nome para o SPC e Serasa.

Dificuldade em conseguir um crediário

Talvez a possibilidade de não poder fazer compras no crediário seja a situação que mais assusta as pessoas. E o efeito do tão temido “nome sujo” é visto na dificuldade em ter algum tipo de crédito aprovado.

Pontuação no Serasa Score

A pontuação é bastante afetada para os consumidores que estão com o nome sujo. Se você está nessa situação, a dica é negociar a dívida o quanto antes, para que o seu score possa subir novamente.

Outras opções de crédito podem ser suspensas

Além de ter dificuldade em conseguir novos créditos, os bancos podem cancelar o cheque especial e suspender a entrega de talão de cheques. Isso vai dificultar ainda mais as suas opções de levantar dinheiro para quitar a dívida.

Como saber se meu nome está sujo

Para saber se existe alguma dívida no seu nome, você terá que consultar o seu CPF. O jeito mais prático e fácil de fazer isso é pelo site do Serasa Consumidor. Você pode consultar o seu nome quantas vezes precisar e é de graça.

Se você descobriu que tem uma dívida, o caminho é procurar o credor e negociar. Essa é a única forma de limpar o seu nome. Para ajudar quem está neste processo existe o Serasa Limpa Nome.

Por meio da internet, você pode entrar e contato com o seu credor, negociar e pagar o boleto do acordo. Ao todo, o Limpa Nome já ajudou consumidores a negociar mais de 3 milhões de dívidas.

10 mitos e verdades sobre nome sujo no SPC e Serasa

10 mitos e verdades sobre o nome sujo no SPC e Serasa

O nome pode ser negativado sem estar devendo?

Sim, fraudes levam a essa situação. O ideal é fazer um boletim de ocorrência caso aconteça com você. E imediatamente informe ao SPC e Serasa que a sua documentação foi falsificada.

Renegociando a dívida, o nome continua sujo até quitá-la?

De forma alguma! No ato da renegociação onde se assina o documento, a dívida anterior some e outra dívida toma o lugar. Logo após o pagamento da primeira parcela o nome é retirado do SPC e Serasa.

A empresa precisa avisar que meu nome será negativado

Verdade, a pessoa precisa ser notificada através do órgão de proteção ao crédito. De acordo com o Código de defesa do consumidor essa notificação deve ser escrita e enviada com antecedência para o inadimplente.

O banco pode impedir o uso do cartão de crédito?

Não. Pode usar normalmente, a dificuldade pode estar na hora de comprar alguma coisa em determinadas empresas que costumam consultar os serviços de proteção de crédito.

O banco pode debitar dinheiro da minha conta automaticamente?

Sim, porém isso precisa estar escrito no contrato assinado. O banco só não pode fazer o desconto quando se trata de empréstimos consignados.

Concurso público pode eliminar?

Nesse caso depende, como regra um candidato não pode ser eliminado por ter o nome no SPC, exceto concursos bancários.

Existe um prazo para o nome sujo no SPC e Serasa?

Sim. O prazo máximo estabelecido é de 5 anos, passado esse tempo o nome é retirado da lista dos inadimplentes. Porém a dívida ainda existe e o credor ainda tem o direito de cobrá-la judicialmente.

Posso receber mensagens e ligações de cobrança?

Não. Isso seria uma cobrança abusiva de acordo com o código de direito do consumidor.

O banco pode impedir que eu abra uma conta?

Verdade, o banco tanto pode impedir nova abertura de conta como bloquear cheque especial e cheque de quem já é correntista.

A instituição de ensino pode recusar a renovação da minha matrícula?

Verdade. Tanto colégios como universidades podem se recusar a fazer a matrícula por inadimplência, sem constrangimento.

Está com o nome sujo no SPC e Serasa? Tem alguma dúvida sobre a negativação? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário