12 de junho de 2019

10 mitos e verdades sobre nome sujo no SPC e Serasa

10 mitos e verdades sobre nome sujo no SPC e Serasa

Há 62 milhões de inadimplentes no Brasil segundo informações do SPC e Serasa. Neste artigo você vai ficar por dentro dos mitos e verdade sobre o nome sujo no SPC e Serasa.

Aumentou o número de pessoas desempregadas, isso fez com que o aumento dos inadimplentes aumentassem.

A decisão de colocar o nome do consumidor devedor no SPC e Serasa é da empresa que não recebeu o pagamento da conta. Da mesma forma essa empresa é a responsável pela retirada do nome do consumidor da lista assim que o pagamento ou um acordo for realizado.

Consequências de ter o nome sujo 

Antes de ter o nome incluído na lista dos inadimplentes, as empresas credoras tentam entrar em contato com o consumidor procurando um acordo. Se o acordo não obtiver resultado e o prazo para o pagamento expirar. A empresa envia o nome para o SPC e Serasa.

Dificuldade em conseguir um crediário

Talvez a possibilidade de não poder fazer compras no crediário seja a situação que mais assusta as pessoas. E o efeito do tão temido “nome sujo” é visto na dificuldade em ter algum tipo de crédito aprovado.

Pontuação no Serasa Score

A pontuação é bastante afetada para os consumidores que estão com o nome sujo. Se você está nessa situação, a dica é negociar a dívida o quanto antes, para que o seu score possa subir novamente.

Outras opções de crédito podem ser suspensas

Além de ter dificuldade em conseguir novos créditos, os bancos podem cancelar o cheque especial e suspender a entrega de talão de cheques. Isso vai dificultar ainda mais as suas opções de levantar dinheiro para quitar a dívida.

Como saber se meu nome está sujo

Para saber se existe alguma dívida no seu nome, você terá que consultar o seu CPF. O jeito mais prático e fácil de fazer isso é pelo site do Serasa Consumidor. Você pode consultar o seu nome quantas vezes precisar e é de graça.

Se você descobriu que tem uma dívida, o caminho é procurar o credor e negociar. Essa é a única forma de limpar o seu nome. Para ajudar quem está neste processo existe o Serasa Limpa Nome.

Por meio da internet, você pode entrar e contato com o seu credor, negociar e pagar o boleto do acordo. Ao todo, o Limpa Nome já ajudou consumidores a negociar mais de 3 milhões de dívidas.

10 mitos e verdades sobre nome sujo no SPC e Serasa

10 mitos e verdades sobre o nome sujo no SPC e Serasa

O nome pode ser negativado sem estar devendo?

Sim, fraudes levam a essa situação. O ideal é fazer um boletim de ocorrência caso aconteça com você. E imediatamente informe ao SPC e Serasa que a sua documentação foi falsificada.

Renegociando a dívida, o nome continua sujo até quitá-la?

De forma alguma! No ato da renegociação onde se assina o documento, a dívida anterior some e outra dívida toma o lugar. Logo após o pagamento da primeira parcela o nome é retirado do SPC e Serasa.

A empresa precisa avisar que meu nome será negativado

Verdade, a pessoa precisa ser notificada através do órgão de proteção ao crédito. De acordo com o Código de defesa do consumidor essa notificação deve ser escrita e enviada com antecedência para o inadimplente.

O banco pode impedir o uso do cartão de crédito?

Não. Pode usar normalmente, a dificuldade pode estar na hora de comprar alguma coisa em determinadas empresas que costumam consultar os serviços de proteção de crédito.

O banco pode debitar dinheiro da minha conta automaticamente?

Sim, porém isso precisa estar escrito no contrato assinado. O banco só não pode fazer o desconto quando se trata de empréstimos consignados.

Concurso público pode eliminar?

Nesse caso depende, como regra um candidato não pode ser eliminado por ter o nome no SPC, exceto concursos bancários.

Existe um prazo para o nome sujo no SPC e Serasa?

Sim. O prazo máximo estabelecido é de 5 anos, passado esse tempo o nome é retirado da lista dos inadimplentes. Porém a dívida ainda existe e o credor ainda tem o direito de cobrá-la judicialmente.

Posso receber mensagens e ligações de cobrança?

Não. Isso seria uma cobrança abusiva de acordo com o código de direito do consumidor.

O banco pode impedir que eu abra uma conta?

Verdade, o banco tanto pode impedir nova abertura de conta como bloquear cheque especial e cheque de quem já é correntista.

A instituição de ensino pode recusar a renovação da minha matrícula?

Verdade. Tanto colégios como universidades podem se recusar a fazer a matrícula por inadimplência, sem constrangimento.

Está com o nome sujo no SPC e Serasa? Tem alguma dúvida sobre a negativação? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
O que são Fundos de Investimento: um guia para iniciantes
+
O que são Fundos de Investimento: um guia para iniciantes Se você está pensando em investir e não faz a mínima ideia do que são os fundos de investimento, saiba que cada vez mais pessoas estão saindo da poupança ...
15 de junho de 2020
10 erros que estão te fazendo perder dinheiro à toa
+
10 erros que estão te fazendo perder dinheiro à toa Perder dinheiro nunca é legal, principalmente quando a nossa vida financeira está uma bagunça, não conseguimos comprar nada, vivemos no cheque especial e não ...
6 de setembro de 2018
O que você precisa saber sobre CDI
+
O que você precisa saber sobre CDI O mercado financeiro é cheio de siglas e CDI é uma recorrente para quem investe. Certificado de Depósito Interbancário é um título cuja taxa determina o ...
16 de dezembro de 2020