Se fala muito nas mudanças no rotativo do cartão de crédito, mas o que realmente mudou? Na verdade, a grande causa da inadimplência no país vem do cartão de crédito.
As pessoas não conseguem pagar a fatura integral e aí começam as dívidas. E o governo, na tentativa de estancar com esse problema, propôs novas regras para o pagamento do cartão de crédito, mas nem todas os consumidores têm conhecimento.
Vamos te falar o que é, como funciona e muito mais. É uma forma de te ajudar a não transformar a sua dívida numa “bola de neve”.
O que é rotativo do cartão de crédito?
O rotativo do cartão de crédito é quando se paga um valor entre o mínimo e o total da fatura, ou seja, é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor da fatura total.
O que você não pagou, se transforma em um empréstimo, com a incidência de juros. Quando um cliente não consegue pagar a fatura, corre o risco de ter seu nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito.
O problema são as consequências a partir daí: você não consegue fazer um empréstimo, solicitar um financiamento e sem falar que não vai poder mais usar o cartão.
Até abril de 2017, era permitido fazer o pagamento mínimo do cartão por vários meses. Só que eram juros em cima de juros. E lembrando que os juros de cartão de crédito são exorbitantes. Apenas para ter uma ideia, as taxas cobradas pelos principais bancos variam de 168,8% a 297,46% ao ano.
Como funciona o rotativo do cartão de crédito?
Com a nova regra do rotativo do cartão de crédito, o cliente só pode fazer o pagamento mínimo de 15% do cartão apenas por um mês.
Na próxima fatura, o saldo que ficou, o banco não pode cobrar juros em cima desse saldo. Ou você terá que quitar o total da dívida ou o banco tem que lhe apresentar uma outra linha de crédito, com os juros mais baixos. Essa foi uma forma encontrada para que o consumidor não acumule a dívida, de forma que ela se torne impagável.
Voltando à linha de crédito que o banco tem que garantir: é possível parcelar sua dívida, mas os juros cobrados têm que ser menores daqueles do cartão de crédito.
Dicas para usar o cartão de crédito
É claro que ninguém pretende ficar inadimplente por causa do rotativo do cartão de crédito. Por isso, separamos algumas dicas para o uso correto do cartão:
- Procure pagar sempre a fatura integral;
- Evite os parcelamentos;
- Não compre por impulso;
- Apenas compre o que tem certeza que pode pagar.
Na verdade, o cartão de crédito pode ser ao mesmo tempo seu aliado, mas também seu inimigo. Como já foi dito, a maior causa de inadimplência no país é o cartão de crédito. Os juros são abusivos e para que não tenha esse tipo de problema, basta seguir as nossas dicas.
Se souber usar o cartão com responsabilidade e consciência, é óbvio que ele é de grande ajuda, especialmente quando você não dispõe de dinheiro naquele momento.
É muito normal que os consumidores olhem para o limite do cartão e acharem que é um dinheiro que eles têm. O valor é um empréstimo que o cliente está pegando e o pior, com juros altíssimos.
Vale a pena ter um cartão de crédito?
Como já foi falado acima, se uma pessoa souber usar o cartão com inteligência e sabedoria, é claro que ele vale a pena, principalmente em momentos emergenciais.
O que você precisa ter sempre em mente é que tudo o que gastar, vai vir na próxima fatura. Por isso, só deve comprar o que pode pagar. Caso contrário, se faz compras por impulso e aproveita todas as promoções, é preferível deixar o seu cartão em casa.
Um outro problema que vemos muito são pessoas com vários cartões de crédito, cada um deles com uma data de vencimento. Isso é um perigo!
Já imaginou quando chegar a fatura de todos eles? Se você acha imprescindível ter um cartão de crédito, que tenha apenas um. E aqui é que entra um bom planejamento financeiro, onde você sabe até onde pode gastar e se programa para o pagamento.
Parcelamento não é a melhor opção
Você que estava em dúvida do que era e como funciona o rotativo do cartão de crédito, agora já tem todas as informações.
Se por algum motivo não conseguir pagar a fatura integral em um determinado mês, saiba que na próxima fatura terá que pagar toda a fatura ou parcelar o restante.
Agora, já não é possível fazer o pagamento mínimo por vários meses consecutivos. Essa medida é muito interessante porque evita que a sua dívida se torne impagável e que não fique com o nome sujo.
Procure sempre usar o cartão de crédito com responsabilidade, pague a fatura em dia. E assim, ele pode ser um ótimo aliado na sua vida.
Se você quer ajuda para criar sua própria planilha de controle financeiro e fazer escolhas mais inteligentes quando o assunto é dinheiro e negócios, aqui vai um convite: participe da aula gratuita sobre os segredos da Economia Comportamental!
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais