O mundo das finanças é repleto de conceitos e termos, muitos deles desconhecidos por boa parte das pessoas. Alguns são mais comumente utilizados no dia a dia da maioria dos indivíduos, outros, menos e são esses termos financeiros que você vai conhecer hoje!
É sempre bom estar ligado no mundo financeiro e saber ao menos os conceitos mais básicos, utilizados em diferentes contextos. Não recebemos, no Brasil, educação financeira formal, então é necessário ir atrás ou aprender com a experiência.
Pensando nisso, separamos 10 termos financeiros que você precisa conhecer. Uma vez utilizados e entendidos, podem levá-lo a melhorar sua área financeira.
10 termos financeiros que você precisa conhecer
1. Inflação
O primeiro dos dez termos financeiros é um termo-chave quando se trata de economia. Um dos conceitos mais populares relacionados às finanças.
Mas o que exatamente significa o termo inflação?
De forma resumida, é a variação contínua de bens e serviços em uma economia, em certo período de tempo. A inflação no Brasil é mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
É possível perceber a inflação no dia a dia por meio da variação de preços: quanto mais você gasta dinheiro para comprar um produto ou serviço que já adquiriu antes, maior é a inflação.
2. Taxa Selic
Selic é um índice econômico de grande importância no mercado financeiro nacional.
Significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, e é caracterizado como uma taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de apenas um dia. É lastreada em títulos públicos federais que são negociados de acordo com essa taxa.
Parece um pouco abstrato ou complexo, mas a Selic é fundamental na determinação da situação econômica do Brasil, notadamente na área de investimentos.
3. Investimento
No mundo das finanças, investimento é o dinheiro aplicado em produtos, com o objetivo de conseguir rendimentos no futuro, a curto, médio ou longo prazo, por exemplo.
O investimento financeiro também pode exigir outros tipos de investimento, por exemplo o investimento de tempo.
A caderneta de poupança não é tecnicamente um investimento, pois tem o objetivo de poupar, embora tenha certa rentabilidade. Não é, portanto, a melhor opção para quem deseja investir dinheiro.
Existem vários tipos de investimento, com diferentes características. Dos mais conhecidos são os títulos públicos do Tesouro Nacional, por exemplo, que pertencem ao Governo Federal e são seguros e rentáveis.
Eles apresentam subtipos com diferentes rentabilidades e riscos. O valor mínimo para investir é muito pequeno e o investimento, muito simples de ser realizado.
Há investimentos prefixados e pós-fixados. Nos prefixados você já sabe a rentabilidade no momento de fazer o investimento, pois é pré-definida, já com os pós-fixados é o contrário.
4. Rentabilidade
Rentabilidade ou rendimento no mercado financeiro significa o resultado de uma aplicação ou um investimento, ou seja, a renda gerada.
A rentabilidade é um termo muito valorizado por investidores, que procuram investimentos que apresentem boa rentabilidade. Quanto mais risco houver em um investimento, maior é, geralmente, a rentabilidade.
5. Empréstimo
O quinto dos dez termos financeiros é bem conhecido. Empréstimo é uma quantia que o banco ou a instituição financeira libera para emprestar ao seu cliente, pessoa física ou jurídica.
Ou seja, esse valor se torna uma dívida, que será acrescida de juros e outras taxas variáveis conforme o tipo de empréstimo.
Geralmente, não é concedido empréstimo a quem tem o nome sujo no SPC ou na Serasa, portanto, fique atento à inadimplência.
6. Cheque-especial
Cheque-especial é um empréstimo pré-aprovado que as instituições financeiras oferecem a alguns de seus clientes. O valor é disponibilizado imediatamente na conta corrente.
No entanto, juros altos são cobrados ao recorrer a este tipo de crédito. Assim, é preferível que você evite usar o cheque-especial, apenas se houver necessidade.
7. TED/DOC
Aqui temos dois termos que são formas de transferir dinheiro da conta corrente.
TED significa Transferência Eletrônica Disponível; já DOC é Documento de Ordem de Crédito. Ambas são opções dos bancos para enviar dinheiro de uma conta e depositá-lo em outra de banco diferente.
DOC permite transferir no máximo R$ 4.999,99, sendo que, para valores maiores, é necessário utilizar uma TED. O dinheiro do DOC cai na conta a que foi enviada apenas 1 ou 2 dias úteis após a transferência. É cobrada uma taxa pelo DOC.
O TED é mais vantajoso para quem tem pressa. O limite é de R$ 30 mil, variando de acordo com o cliente. Desde 2016, o TED não tem mais limite mínimo, porém há uma taxa. No TED, o dinheiro cai em poucos minutos na conta, desde que seja dia útil.
Mas atenção: não compensa enviar valores muito pequenos por DOC ou TED, devido às taxas cobradas por essas operações. Nesse caso, é melhor ir direto à agência bancária e depositar o dinheiro.
8. Estorno
Estorno é retificar um lançamento, ou seja, creditar o que foi debitado indevidamente ou vice-versa.
Os bancos e instituições financeiras usam esta operação para corrigir seus erros ou de seus clientes.
Na prática, é como anular uma operação financeira. O estorno pode ser solicitado pelo cliente ao banco ou às lojas, em diferentes casos. Você pode, por exemplo, solicitar a uma empresa o estorno devido a sua decisão de devolução de mercadoria (arrependimento) ou por ter comprado mercadoria defeituosa.
9. Liquidez
Liquidez é a capacidade de transformar um ativo, seja ele um bem ou um investimento, em dinheiro. Quanto mais rápida a conversão do ativo em dinheiro, maior a liquidez.
10. Saldo aprovisionado
Se você tem uma conta bancária ou já teve, possivelmente já tenha deparado com o termo.
Saldo aprovisionado significa um ou mais valores programados para serem debitados na sua conta bancária do dia, provenientes de algum débito automático.
Quer dizer, se você tem uma dívida com o banco, por exemplo um empréstimo ou o cheque-especial, o banco retém seu dinheiro para que você não o saque ou transfira. Assim, garante que você vá pagar a dívida.
Pode ocorrer de o banco prender todo o seu salário. Essa prática é considerada ilegal, e é possível recorrer à Justiça.
Então, que tal se informar mais sobre cada um destes termos e tentar utilizá-los em sua área financeira? Alguns deles podem fazer com que suas finanças melhorem, uma vez que você compreenda o que significam e como podem ajudar a lidar com seu dinheiro. Em finanças, é sempre bom aprender cada vez mais!
Se você quer realmente investir seu dinheiro com segurança, aprenda sobre investimentos e saiba escolher o melhor investimento para você. Afinal, o conhecimento liberta.
Para sentir-se mais seguro conheça o e-book 7 PECADOS CAPITAIS DOS INVESTIDORES.
É um material gratuito para você iniciar no mercado de investimentos já sabendo o que NÃO FAZER!
E se você quer saber no detalhe O QUE FAZER e como fazer, o curso Investidor Mestre pode te ajudar.
Forte abraço,
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais