Muitas pessoas ainda acreditam que a poupança é o melhor investimento, mas será que é mesmo? O brasileiro ainda tem essa visão sobre a Caderneta e não percebem que seu dinheiro é desvalorizado a cada dia.
Acontece que a maioria da população não tem todas as informações e não faz a mínima ideia que pode estar perdendo dinheiro e melhor, que existem outros investimentos mais rentáveis.
Veja 10 verdades e mentiras sobre a caderneta de poupança. Avalie se este é melhor ou não para você.
O que é a caderneta de poupança
Antes de saber as verdades e mentiras sobre a poupança, vamos entender como ela funciona.’
Como é calculada sua rentabilidade? A rentabilidade é calculada pela remuneração básica, que é obtida pela Taxa Referencial, a qual é divulgada todos os dias pelo Banco Central, e pela Taxa Selic.
O cálculo é feito da seguinte forma:
- Quando a Selic for superior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, mais a TR;
- Quando a Selic for igual ou inferior a 8,5%, o rendimento será 70% da Taxa Selic ao mês, mais a TR.
Apenas para você saber que a Taxa Referencial, desde o ano de 2007, está zerada. Lembrando também da “data de aniversário”, isto é, você deve aguardar essa data para seu dinheiro render.
Antes de optar por esse tipo de investimento, conheça agora as verdades e mentiras sobre a poupança.
Verdades sobre a poupança
Vamos listar as principais verdades sobre a poupança:
1. É um investimento seguro
Sim, é um investimento seguro. Inclusive tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, que é no caso da instituição financeira falir ou sofrer alguma intervenção, o FGC cobre o valor de até 250 mil reais por CPF.
2. Não há cobrança de Imposto de Renda
Na caderneta de Poupança, não é preciso pagar Imposto de Renda. O investimento é isento da cobrança.
3. Poder sacar quando quiser
Existe a facilidade de sacar o dinheiro quando precisar. E lembrando que o ideal é esperar a “data de aniversário” para não perder a rentabilidade.
4. Não exige muitos conhecimentos do mercado financeiro
Todas as transações da poupança são muito simples. É só você depositar o dinheiro na conta.
5. Serve para poupar dinheiro
Realmente a poupança é muito eficaz para aquelas pessoas que querem guardar dinheiro, principalmente se for em menor valor.
Mentiras sobre a poupança
Veja agora as mentiras sobre a poupança:
1. É o investimento mais seguro
Não estamos dizendo que não é, mas existem outros investimentos que também têm a garantia do FGC, como por exemplo, o Certificado de Depósito Bancário, a Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio.
Então, hoje em dia, existem várias modalidades de investimentos tão seguros quanto à Caderneta.
Existe também o Tesouro Direto, que mesmo não tendo a garantia do FGC é muito seguro, pois se trata de um título público e assim a garantia é do Tesouro Nacional.
2. Rentabilidade da poupança é excelente
A rentabilidade da Caderneta é muito baixa, às vezes ficando abaixo da inflação. E com isso o seu poder de compra diminui.
Existem outros que fornecem um rendimento muito melhor.
3. Vale a pena porque não há a cobrança de Imposto de Renda
Não é um bom investimento porque não incide o imposto. E é importante você saber que existem outros investimentos disponíveis que também não cobram o imposto, como a LCI e a LCA. A diferença é que elas rendem muito mais.
4.É o único investimento com boa liquidez
Embora você possa resgatar o valor quando precisar, outros investimentos também disponibilizam essa vantagem.
Por exemplo, o CDB. Tem uma liquidez diária, ou seja, o rendimento é diário, e você não precisa esperar a “data de aniversário” para sacar.
5. Só a poupança que serve para quem quer investir pouco
Saiba que existem outras modalidades de investimento que você não precisa ter muito dinheiro. É o caso do Tesouro Direto, que a partir de 30 reais, você já pode investir.
Vale ou não a pena investir na poupança?
Você acabou de ver todas as verdades e mentiras sobre a poupança. É um investimento seguro? É, mas existem outros com uma rentabilidade bem maior que também são muito seguros.
O ideal é você fazer uma pesquisa ou conversar com uma pessoa da área e descobrir qual o investimento que se encaixa mais no seu perfil.
Na verdade, o mais importante aqui é que você entenda que não é uma boa ideia deixar o dinheiro parado.
E hoje existem tantas opções, até com pouco dinheiro, você já pode investir, como é o caso do Tesouro Direto. Como já foi dito, a partir de 30,00 já é possível.
Conclusão
Muitas pessoas ainda acreditam que a poupança é o melhor investimento. Se você me falasse isso a alguns atrás, eu concordaria plenamente, mas o cenário mudou.
A questão é que a rentabilidade da Caderneta é muito baixa, podendo inclusive ficar abaixo da inflação. Dessa forma, o dinheiro que você deixou lá, pode acabar valendo muito menos.
São inúmeras possibilidades para fazer o seu dinheiro render e você viu que existem investimentos bem seguros, onde o seu risco é praticamente zero.
Se você está pensando em investir, o ideal é que tente guardar todo mês uma parte do seu salário, mesmo que seja pouco.
Você já investiu dinheiro na poupança? Depois de ler o artigo, pretende investir? Comente abaixo!
CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!
Equipe Eduardo Moreira.
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais