13 de dezembro de 2018

O que você precisa saber sobre os robôs de investimento

O que você precisa saber sobre os robôs de investimento

O que são robôs de investimento? Não pense que é uma máquina que vai ser responsável por seus investimentos, mas, sim, uma empresa que vai te ajudar na jornada.

Na verdade, com base no seu perfil de investidor, a empresa vai orientar quanto aos melhores investimentos e aplicações.

Se você é um iniciante e está entrando agora nesse mercado, vale muito a pena conhecer um pouco mais o que são os robôs de investimento, para que servem, como funcionam e muito mais. Vamos lá?

O que são robôs de investimento

Robôs de investimento são aqueles responsáveis para te ajudar a encontrar o melhor investimento e pode ficar totalmente tranquilo porque disponibilizam os mais rentáveis.

Também chamados de robôs advisor, contam com programas para automatizar todo o processo, ao contrário dos investimentos manuais, onde você perde muito tempo e inclusive, pode perder excelentes oportunidades.

É meramente impossível acompanhar todas as movimentações diárias, são tantos gráficos e variações de preços que a pessoa acaba ficando totalmente perdida.

Quais são as vantagens dos robôs de investimento

Além de auxiliarem bastante aqueles que não têm o mínimo conhecimento em investimentos, os robôs de investimento trazem muitas outras vantagens:

  • Custo mais baixo
  • Pode ser aplicado a diferentes perfis
  • Melhor rentabilidade
  • Acompanhar os investimentos de qualquer lugar e a qualquer momento
  • Economia de tempo
  • Auxílio na tomada de decisões
  • Redução do risco
  • Sem burocracia
  • Possibilidade de investimentos mais inteligentes

Diante de tudo isso, você deve ter percebido que é tudo muito prático, pois, na verdade, os robôs estarão trabalhando por você e escolhendo as melhores aplicações.

Para quem não é indicado os robôs de investimento

Agora que você já conhece todas as vantagens dos robôs de investimento, veja para quem não serve:

  • Se você gosta de escolher seus próprios investimentos
  • Se você quer um retorno a curto prazo
  • Se você não tem uma reserva de emergência

Como os robôs que vão ser os responsáveis pelos seus investimentos, você não vai poder interferir. Deve deixar tudo por conta deles.

Mas se você se encaixar em algumas das situações acima, os robôs não são para você.

O que você precisa saber sobre os robôs de investimento

Quem pode usar os robôs de investimento

Há uns anos atrás, só quem tinha um montante razoável de dinheiro que podia fazer investimentos, mas felizmente esse cenário mudou.

Hoje, os robôs de investimento possibilitam que diferentes perfis de investidor possam fazer aplicações, sem a necessidade de um volume grande de dinheiro.

Eles é que vão definir, conforme o perfil e as condições financeiras, qual é o melhor investimento.

Como funcionam os robôs de investimento

Os robôs de investimento utilizam algoritmos para fazer todo o acompanhamento do mercado financeiro e a partir dessa análise, definem onde os recursos devem ser aplicados.

Mas como funcionam?

Vamos supor que você acesse uma empresa para efetuar investimentos. Existe uma opção que é você preencher um formulário descrevendo o seu perfil, como também seus objetivos.

Então, com base nisso, vai ser definido qual o investimento mais adequado.

Depois, é preciso a abertura de uma conta numa corretora e quem vai realizar todo o processo são os robôs de investimento.

Há ainda a ideia errada que por se tratar de robôs, que o cliente não vai ter a atenção necessária, não é assim que funciona.

A empresa conta com uma equipe especializada para acompanhar todo o processo. E como disponibilizam plataformas automatizadas, o investidor pode verificar suas aplicações, seus rendimentos e muito mais.

Agora, não é porque o robô estar à frente de tudo que o investidor não possa interferir, caso julgue necessário. Ele pode aceitar ou não.

Conheça os tipos de robôs de investimento

Basicamente, existem dois tipos de robôs de investimento: robô advisor e robô trader. Mas qual é a diferença? O robô advisor é indicado para aquele investidor que quer diversificar a carteira, mas não tem tempo.

É muito indicado para quem deseja economizar e obter um rendimento a longo prazo, por exemplo, para ajudar na aposentadoria.

Já o robô trader operacionaliza os investimentos ligados à bolsa de valores. Estratégias são aplicadas a fim de verificar as melhores oportunidades e analisar as oscilações dos preços das ações.

É mais indicado para quem conhece como funciona esse mercado, onde o investidor pode reservar uma parte do seu dinheiro para aplicar na bolsa.

Para quem é iniciante, vale a pena os robôs de investimento?

Sim, vale muito a pena, principalmente porque os investimentos serão feitos de acordo com o perfil de cada cliente e é claro, conforme o valor disponibilizado.

Tanto que, em algumas corretoras, é possível investir com bem pouco. E essas que dispõem dos robôs de investimento são a cada dia mais procuradas.

Como escolher

Geralmente, as pessoas pensam que basta apenas avaliar os custos e o rendimento, mas a escolha vai além disso. Veja algumas dicas para escolher um robô de investimento:

  • Analise o tempo que o equipamento trabalha, por exemplo, a cada minuto ou de quantos em quantos dias
  • Quando se encerram as entradas
  • Como é feito o cálculo da rentabilidade

Mas o ideal é você entrar em contato com uma corretora de sua confiança para dar início aos seus investimentos. É tudo muito simples e prático. E ainda contam com uma equipe de suporte para lhe dar todas as orientações.

E se parar e pensar, os robôs de investimento têm acesso aos mesmos investimentos que você teria se decidisse fazer tudo sozinho. O grande diferencial é que eles vão fazer o trabalho por você, de uma forma altamente automatizada.

Ainda tem alguma dúvida sobre os robôs de investimento? Comente!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook GratuitoComo evitar os 7 Pecados dos Investidores“!

Equipe Eduardo Moreira

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Como segurar a onda com os gastos do fim do ano
+
Como segurar a onda com os gastos do fim do ano Você está preocupado com os gastos do fim do ano? E não faz a mínima ideia de como pode economizar, principalmente por causa das contas do início do ano?
3 de dezembro de 2018
NFT: o que é e como funciona?
+
NFT: o que é e como funciona? Você já pensou em comprar um meme ou uma obra de arte digital? Através do NFT você pode. Essa tecnologia é uma abreviação para “token não-fungível” e ...
5 de julho de 2021
5 riscos de fazer um empréstimo consignado
+
5 riscos de fazer um empréstimo consignado Existem muitos riscos associados ao empréstimo consignado, tanto para o banco quanto para aqueles que recebem os empréstimos. Uma análise detalhada do risco em ...
2 de maio de 2019