11 de junho de 2019

CDB x Tesouro Direto: vantagens e desvantagens

CDB x Tesouro Direto: vantagens e desvantagens

Muitas pessoas investem em renda fixa para que o dinheiro renda, duas das opções de renda fixa são o CDB e o Tesouro Direto, vamos ver as vantagens e desvantagens e cada um. Comparados à poupança, são opções para investir almejando alguma rentabilidade.

Detalhes sobre o Tesouro Direto

Nos últimos anos o Tesouro Direto vem se popularizando, isso se deve por ser fácil de manusear, podendo o investimento ser feito através da internet, sua rentabilidade é maior que a da poupança e, o dinheiro é protegido da inflação.

O Tesouro Direto é de garantia do Tesouro Nacional, por isso é um investimento seguro, pois os riscos ficam por conta do governo.

Títulos pré e pós-fixados no Tesouro Direto

  • Prefixado – LTN F
  • Prefixado com juros semestrais NTN F
  • Selic LFT
  • IPCA+ com juros semestrais NTN B
  • IPCA+ NTN B Principal

Vantagens do Tesouro Direto

  • Baixo risco, isso porque é garantido pelo Governo Federal.
  • Baixo custo, comparado a outros investimentos possui taxas menores, podendo o investimento ser começado com pouco dinheiro.
  • Previsibilidade, por se tratar de renda fixa o seu rendimento não será surpresa, basta manter o título até o vencimento.
  • Liquidez, em qualquer dia útil pode ser adquirido, anteriormente só podia ser adquirido as quartas feiras.
  • Diversificação, possuindo diversas modalidades de títulos, atendendo assim todos os investidores. O investidor tem a opção de escolher o que melhor se adequa a sua necessidade.
  • Acessível, você pode investir a partir de R$ 30,00, essa é uma das melhores vantagens.
  • Comodidade, todas as transações podem ser realizadas no conforto do seu lar, compra, venda, acompanhamento etc.
  • Vantagem tributária, o IR é cobrado na venda do título ou no pagamento de cupons semestrais.

Desvantagens do Tesouro Direto

  • Demora no resgate, o investimento no Tesouro direto é realizado através de uma corretora de valores, o que é preciso ter um pouco de paciência na hora do resgate.
  • Volatilidade dos preços a Mercado, você precisa manter o investimento até o final do prazo se quiser garantir a rentabilidade acordada.
  • O Principal não cresce, essa é a desvantagens de todos os investimentos de renda fixa.
  • Taxa da B3, essa taxa é de pagamento obrigatório, essa taxa é de 0,30% sobre o valor investido.
  • Cuidado com os custos da corretora, a última desvantagem é o custo que a corretora cobra, por isso a importância de pesquisar bem antes de decidir qual corretora escolher.

CDB x Tesouro Direto: vantagens e desvantagens

Informações sobre o CDB

Certificado de Depósito Bancário CDB é oferecido pelos bancos, como forma de arrecadar recursos para vários projetos.

O CDB rende acima da inflação e, seu resgate é super fácil, embora muitos dos CDBs só permitem o resgate na data do vencimento dos papéis.

Vantagens do CDB

  • Facilidade, é muito fácil se cadastrar. Na plataforma Easynvest após realizar o cadastro é só fazer o depósito, tudo online, sem burocracia.
  • Rentabilidade, com o CDB é possível saber qual o valor a ser resgatado no final.
  • Segurança, por se tratar de renda fixa o seu risco é baixíssimo. Se o emissor do título vier decretar falência o seu investimento será garantido.
  • Diversificação, serve de aliado para o aumento dos rendimentos, obtendo um equilíbrio financeiro.
  • Liquidez, os prazos de rendimentos são curtos, se você necessitar do dinheiro antes da data do vencimento, os ativos de liquidez diária é o indicado.

Desvantagens do CDB

  • Tributação, todo rendimento incidi sobre o imposto de renda. A taxa varia entre 15 a 22,5% na hora de realizar o resgate.
  • Valor da aplicação, investimento mínimo de R$ 1.000,00.
  • Resgate, só pode ser realizado antecipadamente.

Para quem os títulos são indicados

É importante salientar que os diferentes produtos que o mercado apresenta precisam ser considerados em função do perfil de cada investidor.

Em geral, o Tesouro é a opção mais indicada para o novo investidor que deseja um investimento tão seguro quanto a Poupança, porém, com rentabilidade superior.

Opções como o Tesouro Selic, por exemplo, são acessíveis e permitem que você invista de forma recorrente, sempre que tiver dinheiro disponível para fazer novas aplicações.

O Certificado de Depósito Bancário, por sua vez, aparece como solução mais interessante do que o Tesouro Direto, quando a rentabilidade supera 100% do CDI.

Pois, assim, o investidor tem como ganhar mais dinheiro. Na prática, o ideal é recorrer a ele, se considerando os juros em função do CDI, você identifica a possibilidade de superar os ganhos com o Tesouro Direto.

Por fim, vale lembrar: tanto o Tesouro Direto quanto o Certificado de Depósito Bancário são boas possibilidades para o investidor que pretende lucrar investindo em renda fixa.

É viável até mesmo investir nas duas opções ao mesmo tempo para diversificar os produtos, dependendo da sua estratégia. Lembre-se: uma boa carteira de investimentos reúne diferentes ativos.

Isso faz com que você não fique dependente de uma única aplicação e se proteja melhor dos riscos.

Após a explicação sobre cada um, qual dos dois investimentos você prefere? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Rendimento da Poupança: o que é e como calcular
+
Rendimento da Poupança: o que é e como calcular Saber o real rendimento da poupança pode te fazer repensar e mudar ideia quanto a investimentos, já que a poupança é considerada um dos investimentos com menor ...
13 de novembro de 2018
Brasileiro está fazendo mais seguro de vida: vale mesmo a pena?
+
Brasileiro está fazendo mais seguro de vida: vale mesmo a pena? Houve um crescimento considerável por seguro de vida no ano de 2018. Isso pode ser explicado pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o seu futuro e de ...
17 de maio de 2019
Investimentos que não cobram impostos
+
Investimentos que não cobram impostos Você sabia que existem alguns investimentos que não cobram impostos? É isso mesmo, e se a sua ideia é começar a investir, vale a pena saber quais são. Muitas ...
5 de junho de 2019