13 de julho de 2020

Qual a diferença entre ações e ETFs?

Qual a diferença entre ações e ETFs?

Quem é investidor certamente sabe quais são os benefícios de diversificar o máximo possível dos investimentos feitos. Por isso, é preciso que estar sempre por dentro de todas as opções que o próprio mercado oferece.

Sendo assim, é preciso saber quais são as principais diferenças entre ações e ETFs, já que são as principais formas de investimentos e que oferecem alguns ganhos financeiros, sendo excelentes opções.

Saber quais são as suas vantagens para além de sua diferença é uma forma de você conseguir também direcionar melhor o investimento feito, e por isso é que estar por dentro deste universo é algo muito complexo.

Confira informações sobre ações e ETFs para que consiga conhecer cada uma, tendo também uma escolha muito mais diretiva.

Entendendo sobre ações e ETFs

Entender o que representa a diferença entre ações e ETFs é uma importante forma de conseguir pensar e avaliar a rentabilidade dos investimentos feitos, e por isso é preciso conhecer bem sobre cada uma das possibilidades.

As ações são frações ou parcelas do capital social de uma empresa que é disponibilizada para quem possui a condição de conseguir investir neste segmento, sendo inclusive uma das formas mais comuns de investimentos.

Os ETFs são fundos de ações, ou seja, possui uma variedade muito maior nas ações, o que é indicado para quem não conhece muito esse universo e pretende direcionar bem os seus investimentos.

Pensar nessas duas possibilidades para investimento é uma forma de você conseguir trabalhar e fazer render o seu patrimônio. Mas para isso é preciso entender quais são as principais diferenças entre essas duas modalidades de investimentos.

Quais as diferenças entre ações e ETFs

Sabendo o que é cada um dos tipos de investimentos você pode também pensar e trabalhar com algumas possibilidades priorizando sempre o que você propõe e o que você também pretende de uma maneira geral.

As ações possuem uma gestão ativa, obedecendo critérios próprios, ao contrário dos ETFs, que são passivos e seguem o rendimento de índices do mercado, ou seja, se a Ibovespa, por exemplo, cresce, ele também cresce.

No caso das ações, existe um tipo de comportamento à parte, podendo até mesmo estar em um fluxo inverso do mercado, de maneira que se comporta de modo diferente do índice Ibovespa, valorizando sempre o capital da própria empresa.

Outra diferença é que quando quer investir nas ações da empresa, você tem uma liberdade maior. Enquanto que com ETFs você precisa necessariamente de uma corretora, e não consegue ter essa independência dos investimentos que serão feitos.

Qual a diferença entre ações e ETFs?

Vantagens das ações

Como já foi dito, uma das vantagens das ações é que você não precisa necessariamente estar atento ao mercado, já que dependendo da empresa ela pode seguir pior variáveis diferenciadas e obedecendo a um tipo de rendimento muito atrativo.

Além disso, você consegue vender e comprar ações de maneira mais livre, conseguindo um aproveitamento muito maior, sem  esperar por períodos ou também podendo pensar em investimentos que serão feitos.

O retorno dos investimentos também são muito mais rápidos já que você ganha sempre que a empresa lucrar, sem depender exatamente de mais nenhum tipo de indicador ou de um tempo maior para o investimento.

Vantagens dos ETFs

Os ETFs também trazem algumas vantagens importantes, e geralmente ligadas ao tipo de escolha que é feita para o seu tipo de investimento, sendo ligado necessariamente a um índice que vai servir como base.

É muito indicado para que não possui muito conhecimento sobre o mercado financeiro, já que é um investimento que protege o investidor de prejuízos, principalmente pelo fato de estipular porcentagens específicas.

Outro ponto importante é ter a certeza de um retorno mínimo já que o investidor tem acesso direto a esse tipo de informação partindo também da análise de possibilidades já que existem pelo menos 15 tipos diferentes.

Conclusão

Esses são os principais pontos entre ações e ETFs que você precisa ter conhecimento, já que é um tipo de possibilidade de investimento que você pode fazer com o risco maior ou menor, a depender de sua margem de risco.

Se você pretende correr mais riscos e alcançar alguns rendimentos maiores, as ações são as mais indicadas, de modo que o retorno é muito mais interessante e principalmente mais aplicado.

No caso dos ETFs, você também tem um rendimento, geralmente ligado ao mercado e alguns índices, tendo uma segurança maior, ideal para quem está começando nesse meio e quer primeiramente conhecer um pouco mais.

Entendendo essas diferenças a sua escolha pode ser ainda mais assertiva, e portanto pode ser também algo interessante para você conseguir dar conta.

Avaliar formas de investimento é uma maneira de fazer o seu dinheiro render e multiplicar, correndo maiores ou menores riscos.

Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, participe da aula gratuita Os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia!

>> Reserve AQUI sua vaga!

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
12 dicas para economizar em viagens
+
12 dicas para economizar em viagens Economizar em viagens é um dos grandes desafios para quem quer conhecer novos lugares. Até porque é uma meta comum de quem investe, mas não é porque você ...
13 de setembro de 2018
A 9 taxas cobradas na compra de um imóvel
+
A 9 taxas cobradas na compra de um imóvel Se você está pensando em adquirir uma casa ou apartamento, é importante saber quais as taxas cobradas na compra de um imóvel, para não correr o risco de ter ...
30 de julho de 2019
Como se organizar para um intercâmbio em um ano
+
Como se organizar para um intercâmbio em um ano Se você está pensando em fazer um intercâmbio, saiba que o planejamento é fundamental, afinal, são muitos detalhes a serem resolvidos. Na verdade, o tempo para ...
30 de abril de 2019