A grande questão para muitas pessoas que querem gerenciar melhor suas finanças pessoais é como fazer as despesas se encaixarem dentro de sua renda mensal. Esta não é uma tarefa fácil, uma vez que as necessidades e as tentações do consumidor estão em toda parte.
Para conseguir isso, você precisa conhecer a regra 50-15-35. Isso lhe ajudará a começar a lidar melhor com as suas finanças pessoais e na criação de metas para seu orçamento mensal.
Assim você passará a ter mais clareza sobre quanto pode gastar em cada despesa para poder alcançar seus dois primeiros objetivos financeiros:
- Parar de fechar o mês no vermelho
- Começar a economizar dinheiro
Existem várias maneiras de organizar esses objetivos. Uma vez dominada, a regra de 50-15-35 fará com que ter um orçamento controlado não seja mais um desafio para você.
[lwptoc]
O que é a regra dos 50-15-35?
É muito simples, você só precisa dividir suas despesas em três tipos: essenciais, prioridades financeiras e despesas relacionadas ao estilo de vida, depois separe as três em parcelas destinando uma parte da sua renda para cada qual, veja abaixo:
- 50% para gastos essenciais
- 15% para prioridades financeiras
- 35% para despesas relacionadas ao estilo de vida
Essa divisão facilita e muito na organização e controle dos gastos, identificando assim os vilões do seu orçamento. Você já ouviu falar dessa regra? A boa notícia é que a regra de 50-15-35 funciona de maneira simples e fácil.
A partir de agora, é hora de alocar sua renda para suas despesas mensais, você considerará os três grupos principais:
50% para despesas essenciais:
As despesas essenciais incluem todas as despesas necessárias para você manter as suas necessidades básicas do dia-a-dia, como: moradia, educação, saúde, transporte e alimentação.
Assim, as despesas que se enquadram nesta categoria incluem aluguel, conta de luz, gás, telefone, escola, tarifa de ônibus, gasolina, plano de saúde, remédios, terapia e supermercado.
15% para prioridades financeiras:
Existem duas possibilidades para as suas prioridades, dependendo da sua situação financeira:
#1. Se você está em dívida: Sua prioridade será liquidar suas dívidas. Lembre-se de que, dependendo da gravidade de sua situação financeira, você pode precisar gastar mais de 15% de sua renda para resolvê-la. Neste caso, você terá que compensar cortando gastos nos outros dois grupos: estilo de vida e gastos essenciais.
#2. Se você não está endividado: a prioridade financeira será poupar parte de sua renda para atingir suas metas de médio e longo prazo. Economizando 15% da renda por mês, seu primeiro objetivo deve ser, por exemplo, a construção de uma reserva financeira de três a seis meses de salários, para proteger os momentos de incerteza da vida e não precisar recorrer ao cheque especial sempre que encontrar uma despesa inesperada.
35% para manter seu estilo de vida:
Com despesas essenciais em ordem e prioridades financeiras garantidas, você é livre para usar os 35% restantes para o que lhe dá prazer.
As despesas relacionadas ao seu estilo de vida são aquelas que não são essenciais (isto é, podem ser cortadas em um momento de aperto), mas são importantes para você se divertir e curtir a vida. Bem como, bares e restaurantes, clube, academia, salão de beleza, viagens TV a cabo, assinaturas de revistas e compras no shopping são exemplos.
O grande segredo é entender que as despesas relacionadas ao estilo de vida devem vir depois que você já cuidou dos seus gastos essenciais e de suas prioridades financeiras. Nesta situação, você está livre para gastar, sem culpa.
Se seu objetivo é economizar categorias relacionadas ao estilo de vida são as que têm maior potencial de redução de gastos.
Realize os ajustes e acompanhe as suas finanças pessoais
Depois que suas despesas já estiverem listadas e separadas de acordo com a regra 50-15-35, é possível fazer alguns ajustes para uma melhor adequação.
Se perceber que extrapolou em alguma categoria, elimine o mais rápido possível o gasto, as despesas relacionadas com o estilo de vida são as mais fáceis de serem cortadas por serem consideradas supérfluas.
Também é possível economizar com gastos essenciais, como conta de energia e celular, é tudo uma questão de hábito e adequação.
O acompanhamento das suas finanças pessoais é um passo indispensável para saber se está tudo correndo bem com o seu dinheiro e sua divisão das parcelas.
Depois de seguir a regra acima, você terá um equilíbrio financeiro do qual se orgulhará em pouco tempo. Tudo que precisa é disciplina e as coisas vão se mover suavemente a seu favor. Se você não tem mantido registros de suas receitas e despesas, agora é um ótimo momento para começar.
Se você quer aprender sobre finanças para ter segurança na hora de investir, nós podemos te ajudar com uma aula gratuita que lhe dará os primeiros passos para construir riqueza. Nela, Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que o que você já aprendeu com as pessoas que te assessoram nas instituições financeiras
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais