Vale a pena contratar um consultor financeiro?

Vale a pena contratar um consultor financeiro?

Se você pensou em tudo sobre o seu futuro financeiro, você pode estar se perguntando como criar um plano de longo prazo para alcançar seus objetivos. Para isso acontecer será que vale a pena contratar um consultor financeiro?

O termo consultor financeiro é comumente utilizado para se referir a planejadores financeiros, embora inclua também outros profissionais da área financeira.

Na verdade, muitos consultores financeiros hoje em dia oferecem consultas de baixo custo que podem ajudar os clientes a serem apontados na direção certa, mesmo que não tenham renda ou ativos para um gerenciamento de portfólio mais abrangente.

Motivos para contratar um consultor financeiro

Você é jovem e não sabe por onde começar

Um bom plano financeiro faz a maior diferença quando adotado cedo na vida. Isso porque é muito mais fácil começar a investir 20% de sua renda quando você é jovem e, quer aposentar-se em 40 anos, que começar a economizar 50% de sua renda para aposentar-se em 15.

Eventos podem atrapalhar o planejamento

Sempre que um grande evento de vida ocorre, há um impacto financeiro. Por exemplo, se casar significa mesclar finanças com seu parceiro. Ter um filho significa que você deve planejar seus custos educacionais futuros.

Casamento, comprar uma casa, começar uma família, mudar de emprego, ir à faculdade tudo isso tem implicações financeiras e se beneficiaria de um planejamento financeiro imparcial.

Falta de tempo para organização das finanças

Outra razão para trabalhar com um consultor financeiro é porque você não tem tempo para examinar criticamente sua vida financeira e estabelecer um plano.

Não importa quão inteligente ou quanto dinheiro você tenha, às vezes o dinheiro não é bem utilizado. Um consultor financeiro pode ajudar a criar um roteiro para manter sua vida financeira nos trilhos.

Problemas financeiros tiram o sono

Se você ficar acordado toda noite, preocupando-se com questões como fluxo de caixa, economia, cobrir pagamentos de empréstimos ou mudar sua situação familiar, é hora de procurar um planejador financeiro profissional.

Nós não nascemos com esse conhecimento. Enquanto todos nós somos capazes de descobrir isso, trabalhar com um consultor financeiro pode levá-lo na melhor pista mais rapidamente.

Vale a pena contratar um consultor financeiro?

Como organizar melhor as finanças

Descubra o que você pode pagar

Se você deseja obter um plano básico ou contratar alguém para fornecer orientação contínua, trabalhar com um planejador financeiro pode ser uma jogada inteligente. No entanto, o custo para contratar um profissional tem uma gama bastante ampla, dependendo do consultor financeiro.

Para encontrar um consultor financeiro que atenda às suas necessidades e orçamento, pode ser útil tirar proveito das redes de planejamento financeiro.

Se certifique de que o consultor financeiro é confiável

Você também quer ter certeza de que a pessoa com quem trabalha tem seus melhores interesses no coração. Contratar o profissional errado pode ser um erro caro.

Muitos planejadores e corretores que não são confiáveis trabalham com comissão e estão no negócio para vender a você o que lhes der mais dinheiro.

É por essa razão que você deve procurar alguém que seja apenas honorário, o que significa que eles não ganham dinheiro com comissões ou com a venda de produtos.

Você também pode querer procurar consultores financeiros com designações profissionais, como um planejador financeiro certificado.

Considere um conselheiro robótico

Se o seu objetivo é encontrar um gerenciamento de portfólios que não agregue o orçamento, um consultor robô pode ser a melhor escolha para você.

Esses serviços automatizados de gerenciamento de investimentos, que empregam algoritmos que escolhem seus investimentos com base em alguns fatores pessoais e os gerenciam com pouca supervisão humana, cobram em torno de apenas 0,25-0,5% do valor de seu portfólio anualmente.

Conclusão

Não importa o consultor financeiro que você escolha, o ponto é que a ajuda financeira profissional é mais acessível e, mais importante do que você imagina.

Todo mundo deveria ter um plano financeiro que articule seus objetivos financeiros e descreva em detalhes como irá atender.

Por um lado, leva um pouco de tempo para se manter atualizado sobre os últimos desenvolvimentos em áreas como investimentos e impostos. Além disso, é preciso disciplina para se ater a um plano.

Há também estratégias para otimizar seus gastos, poupar, dar e investir que muitas pessoas não vão pensar sem assistência experiente, ou pelo menos sem gastar muito tempo fazendo pesquisas independentes.

Portanto, não anule o planejamento financeiro como um privilégio reservado apenas aos ricos. Há uma abundância de consultores financeiros por aí que se especializam em trabalhar com clientes que não têm uma tonelada de dinheiro. O objetivo é que, trabalhando com um, você coloque em prática um plano que, no final, o leve ao próximo nível.

Você já teve ajuda de um consultor financeiro ou desejaria ter? Conte nos comentários!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário