10 dicas para valorizar o seu imóvel

10 dicas para valorizar o seu imóvel

Você deve saber da importância de valorizar o seu imóvel, principalmente se quiser vender ou alugar, não é mesmo?

Um possível comprador não vai querer comprar um imóvel onde tenha que fazer muitas reformas ou em péssimo estado de conservação.

Na verdade, todos nós deveríamos cuidar da nossa casa com o maior zelo possível e não só pensar em arrumar na hora da venda.

Isso que você vai saber aqui: dicas para tornar o seu imóvel muito mais valorizado e assim, conseguir concretizar uma excelente venda ou uma locação mais rápida.

Por que é importante valorizar o seu imóvel

Quando o assunto é valorizar o seu imóvel é com o objetivo de agregar valor a ele, tanto para venda quanto para locação.

Não sei se você sabe, mas um imóvel decorado, por exemplo, pode elevar o seu valor em até 20%.

No caso de locação, o locador deseja ter o mínimo de estrutura, ele quer um imóvel pronto para morar. Ainda mais hoje em dia que as pessoas não têm tempo de buscar por profissionais e comprar o básico para uma casa.

E isso funciona também para a venda. O ideal é que seu imóvel esteja em ótimo estado de conservação. Por mais que você gaste um pouco mais agora, compensa o retorno que terá depois.

Dicas para valorizar o seu imóvel

Todas essas dicas para valorizar o seu imóvel são ótimas. E tenha em mente que vale muito a pena o investimento que fará agora, pois a sua margem de lucro depois vai ser bem maior.

Em primeiro lugar, essa não é uma dica, mas algo que você deve fazer antes de qualquer coisa: faça uma vistoria geral no imóvel para identificar quais são os maiores problemas.

Agora vamos para as dicas:

1. Refazer as instalações elétricas e hidráulicas

Dependendo da idade do seu imóvel, é muito importante refazer as instalações elétricas e hidráulicas. Isso é uma questão de segurança.

Se possível, contrate um profissional para executar um projeto e deixe tudo mais moderno. Veja também se existe algum vazamento que esteja provocando algum tipo de rachadura na parede.

2. Pintura

Em relação à pintura das paredes, pense que você deve agradar todo tipo de cliente. Por isso, prefira as cores mais claras e neutras. Se você colocar uma cor muito chamativa, corre o risco de um potencial cliente não gostar.

E sem se esquecer da pintura do hall e verificar se a porta de entrada precisa ser pintada ou até mesmo trocada. Pense que é o primeiro contato que o cliente terá com o seu imóvel.

3. Piso

O piso é um dos primeiros itens que um cliente olha. E se estiver manchado, riscado ou quebrado, é um ponto a menos para o seu imóvel.

Se não for possível consertá-lo, hoje no mercado existem vários tipos de pisos, com um preço bem acessível e de fácil instalação.

4. Iluminação

Uma dica para valorizar o seu imóvel é o uso de sancas com a iluminação embutida. O ambiente fica mais claro e dá uma sensação de modernidade. E na cozinha, as luzes fluorescentes também fazem com que o ambiente fique mais claro e maior. 

5. Manter tudo organizado

Quanto mais organizado você deixar o seu imóvel, melhor. E a dica é que o ambiente seja “clean”, isto é, sem muitas coisas.

O problema de muitos móveis e acessórios é que pode dar a impressão que seu imóvel é menor. E, geralmente, o comprador ou o locador já gostam de visualizar como seus móveis se encaixariam ali.

A dica vale para todos os cômodos da casa. Por exemplo, no banheiro, retire tudo de cima da pia e coloque um jogo de toalhas coordenado.

10 dicas para valorizar o seu imóvel

6. Limpeza

É muito importante que seu imóvel esteja limpo e com um cheiro agradável. O cliente precisa se sentir bem.

Hoje existe no mercado vários difusores de ambiente para acabar com os odores desagradáveis, principalmente se você tiver animais de estimação.

7. Cuidado com os móveis planejados

Caso perceba que algum cômodo precise de algum móvel planejado, não pense com a sua cabeça, mas com a cabeça do cliente.

Muitas vezes, colocamos nosso gosto pessoal, mas corre o risco de não agradar a todos. Por isso, invista em algo mais genérico, mas sem deixar de lado a sofisticação.

8. Documentação em dia

Uma das primeiras perguntas que um comprador faz é em relação à documentação. Caso você tenha alguma pendência, antes mesmo de anunciar o seu imóvel, é preciso resolver, como IPTU e condomínio em atraso.

9. Jardim

Se você mora em uma casa, não se esqueça do jardim. A grama deve estar cortada e o jardim não deve parecer como algo abandonado.

Vale a pena comprar alguns vasos de plantas e dependendo de quanto você tem disponível, contrate um profissional para deixar seu jardim com outra cara.

10. Reciclar

Essa dica é para você valorizar o seu imóvel, mas está com o orçamento apertado. Recicle os móveis, troque o tecido do sofá, compre almofadas, coloque alguns acessórios interessantes. A ideia é que a decoração chame a atenção de possíveis compradores, mas tome cuidado para não exagerar.

Conclusão

Manter a boa aparência do local ajuda muito a valorizar o seu imóvel. Dessa forma, o comprador vai perceber que não vai precisar fazer praticamente nada, só se mudar.

Por isso, é essencial você fazer uma vistoria geral e identificar todos os defeitos, por exemplo, uma rachadura na parede, um vazamento ou uma pia quebrada.

Além disso, mostre que toda a documentação está em dia. Ninguém vai querer comprar um imóvel com pendências. Geralmente, as pessoas querem um imóvel que esteja certo com todas as obrigações financeiras.

Vale a pena fazer um pequeno investimento agora, pois isso pode se transformar em uma maior valorização do seu imóvel.

Qual das dicas você acha mais essencial para valorizar o seu imóvel? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário