Você não faz ideia de quantas pessoas estão com problemas financeiros porque não sabem controlar o impulso na hora de gastar.
Se você está se vendo nessa situação, hoje vai aprender a como lidar com tudo isso e voltar a ter uma vida financeira saudável.
A questão é que a maioria das pessoas não percebem que estão fazendo isso, é quase no piloto automático. Mas a boa notícia é que tem como resolver. Basta você seguir as dicas que vamos passar, mas tem que colocar em prática, certo?
Razões para o impulso na hora de gastar
Existem várias razões para você não controlar o impulso na hora de gastar: pode ser para aliviar o estresse, de repente é uma compensação, pode ser também uma forma de aumentar a autoestima e muitas outras coisas.
Geralmente, é algo tão automático que só depois você se dá conta de quanto gastou e na maioria das vezes, comprou coisas totalmente desnecessárias.
Só que a conta depois chega e aí é que está o problema. A boa notícia é que simples mudanças de atitudes podem te ajudar bastante.
Problemas do impulso
O pior problema que pode acontecer é o endividamento. Você vai gastando, gastando e as dívidas só aumentam, principalmente se você não tem condições de pagar a fatura do cartão de crédito, por exemplo.
E sem falar que vai comprar itens que, provavelmente, já tem ou nunca vai usar.
Você pode se endividar com o cartão de crédito e com o cheque especial e com isso, vai ter muito trabalho para colocar em ordem novamente suas finanças.
9 dicas para controlar o impulso na hora de gastar
Veja aqui algumas dicas para controlar o impulso na hora de gastar:
#1 Procurar entender o motivo que está levando você a gastar
Já imaginou começar a comprar roupas apenas por que o seu dia no trabalho foi ruim? Só que o que você ganha não dá para pagar todas essas roupas. A minha dica é: procure resolver o que está fazendo você gastar de forma impulsiva.
#2 Saber quanto dinheiro você tem
Para isso, monte uma planilha de gastos, registrando todas as suas despesas, inclusive aquele cafezinho na padaria. É preciso saber qual é a sua situação financeira atual.
#3 Só compre o que pode pagar à vista e nada de parcelamentos
Se por um acaso, você não tiver o valor aquele mês, espere pelo próximo ou até que consiga ter o valor total.
#4 Trace metas
Quando você estabelece metas a curto, médio e longo prazo, vai ajudar muito a você controlar o seu impulso na hora de gastar, pois você vai pensar duas vezes antes de comprar.
#5 Não compre nada imediatamente
Faça pesquisas, compare preços. E aí você vai chegar à conclusão que não quer realmente comprar aquilo.
#6 Questione-se
Se faça as seguintes perguntas toda vez que for às compras: Eu preciso? Eu tenho dinheiro? Será que eu consigo esperar mais um pouco?
#7 Cuidado com as promoções
Todas as pessoas adoram descontos e isso as faz gastar mais. Por mais tentadora que for uma promoção, se faça as mesmas perguntas da dica acima.
#8 Tenha um limite mínimo do seu cartão de crédito
A facilidade do cartão leva a comprarmos mais, mas se você tem um limite mínimo, não vai correr o risco de comprar além do seu orçamento.
#9 Use o débito
Só saia de casa sabendo exatamente o que for comprar e de preferência usar seu cartão de débito. Como é o dinheiro que vai sair da sua conta, vai perceber que trabalhou duro para tê-lo e assim, não vai gastar sem pensar.
É possível controlar o impulso na hora de gastar?
Claro que é! Basta que você identifique o que está te levando a não ter o controle do impulso na hora de gastar, pense duas vezes e siga todas essas dicas.
Por mais prazeroso que seja comprar, isso pode te causar sérios problemas financeiros futuros e aí fica bem mais complicado para resolver.
Você vai ter que mudar alguns dos seus hábitos e ter muita disciplina. E é por isso que o planejamento financeiro é tão importante!
Só quando você tem conhecimento de todas as suas despesas, vai saber para onde está indo o seu dinheiro. E quando gastamos movidos pela emoção e impulsividade, a tendência é o descontrole financeiro.
Mas você só vai se dar conta disso quando colocar tudo no papel ou em uma planilha de gastos. E posso te garantir que vai levar um susto em relação às suas despesas, especialmente os supérfluos.
Talvez uma das melhores dicas seja aquela em que você traça metas. É uma forma de você começar a economizar para conquistar um sonho.
E aí toda vez que for comprar alguma coisa, vai perceber que aquele dinheiro é mais importante para ajudar na concretização do seu sonho do que para te dar prazer naquele momento.
Conclusão
Ter o controle do impulso na hora de gastar é simples. É preciso incorporar no seu dia a dia o mais rápido possível.
Caso contrário, corre o risco de se endividar e sem falar que não vai ter dinheiro para o que é realmente prioritário.
Vale lembrar aqui o cuidado ao usar o cartão de crédito. Ao mesmo tempo que pode ser seu aliado, pode ser também o seu inimigo. Procure usar o cartão de forma consciente e responsável e só compre o que for realmente necessário.
Se a sua ideia é voltar a ter uma vida financeira saudável, basta ter um pouco de força de vontade e seguir as nossas dicas.
O que faz com que você não consiga controlar o impulso na hora de gastar? Comente abaixo!
CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!
Equipe Eduardo Moreira.
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais