21 de setembro de 2020

4 dicas para acompanhar o mercado financeiro

4 dicas para acompanhar o mercado financeiro

O mercado financeiro pode ser considerado muito complexo e amplo, porém é de extrema importância no dia a dia das pessoas, principalmente para os investidores.

Para quem lida direto com o mercado financeiro, acompanhá-lo faz parte da rotina diária. Entender o que está acontecendo na Bolsa de Valores e no cenário econômico mundial ajuda a entender as variações das ações e, com isso, atuar com precisão.

Manter-se informado mas sem entender como o mercado funciona poderá gerar um certo caos na cabeça do investidor, que terá dificuldade de organizar todas as ideias para tomar decisões. Por isso é tão importante compreender o funcionamento do mercado.

Separamos quatro dicas para você acompanhar o mercado financeiro.

1. Entenda como o mercado financeiro funciona

A função do mercado financeiro é possibilitar o encontro entre vendedores e compradores.

Portanto, é o ambiente onde ativos são negociados. Empresas que abrem o capital, questões político-econômicas e diversos outros fatores são importantes para manter o mercado ativo.

Nesse cenário, os personagens principais são os investidores, que fornecem o capital, e os tomadores, que tomam emprestado os recursos em troca de juros ou parte dos lucros.

Para regularizar e fiscalizar as negociações existem o Banco Central e a CVM, Comissão de Valores Mobiliários.

O mercado financeiro no Brasil pode ser dividido em:

Alguns assuntos que podem interferir no mercado financeiro

A economia, é claro. É um tema que impacta todos os tipos de ativos, sejam de empresas privadas ou títulos públicos. Se o país passa por uma crise econômica, isso pode influenciar diretamente os valores de ativos de renda fixa.

Notícias sobre a empresa. Ler sobre especulações de companhias e verificar balanços é um bom caminho para quem investe em renda variável.

Taxas de juros, cotação do dólar e outros índices financeiros ajudam a entender as variações dos ativos e os preços do mercado – e de todo o resto.

Instabilidades políticas, escândalos de corrupção, eleições e até mesmo declarações de governantes são relevantes e podem agir sobre os índices e os preços do mercado financeiro.

2. Informe-se em lugares confiáveis

Busque informações em lugares confiáveis, como o próprio site da Bolsa de Valores, a B3, antiga Bovespa.

Outras opções são:

Bloomberg: fundada em 1981, é um dos maiores nomes do mercado financeiro mundial. A empresa atua no Brasil com produção de notícias. É uma plataforma financeira que fornece notícias atualizadas e oferece dados diversos, análises e conteúdo multimídia para quem não quer ficar de fora desse tema.

Valor Econômico: é o principal veículo de notícias econômicas, políticas, financeiras e de negócios nacional. Você pode acompanhar a versão free ou assinar e ter acesso a conteúdos exclusivos.

Infomoney: é uma das principais fontes sobre economia e investimentos. Além disso, possui ferramentas úteis como comparador de fundo de investimento e renda fixa.

3. Use a tecnologia a seu favor

Há diversos apps que podem te ajudar a acompanhar esse mercado tão volátil.

Selecionamos alguns para indicar!

Investing

O Investing traz atualização em tempo real dos principais acontecimentos econômicos do mundo, de notícias e movimentação das ações, além da criação do portfólio do usuário e relatórios de especialistas.

Está disponível para Android e iOS e tem também a versão web.

Yahoo!Finanças

O Yahoo!Finanças tem uma das bases de dados mais completas sobre tudo o que está acontecendo no mercado financeiro.

Através dele é possível acompanhar o desempenho de ações selecionadas, em tempo real, criar uma base de acompanhamento para ajudar na tomada de decisão e verificar, através de gráficos e comparativos, a melhor opção para o seu investimento.

Está disponível para Android e iOS.

MSN Dinheiro

Seguindo o modelo do Yahoo! Finanças, o MSN Dinheiro é um compilado de sites e fontes de todas as partes do mundo, para que você possa acompanhar todas as transformações do mercado financeiro.

Disponível para Android e iOS.

Benzinga

Disponível apenas para iOS, o app Benzinga oferece aos investidores acesso instantâneo às atualizações do mercado.

O usuário deve estar conectado às redes sociais e, a partir do aplicativo, pode compartilhar os conteúdos e conversar com outros investidores.

A plataforma tem versão gratuita e paga.

Bússola do Investidor

Além de a Bússola do Investidor ser um portal com notícias sobre investimentos e fóruns online, você monitora a sua carteira de ativos e investimentos em tempo real e calcula prejuízos anteriores e o Imposto de Renda em ações a pagar.

A plataforma é paga, com valor a partir de R$44,91 por mês.

4. Acompanhe especialistas do mercado financeiro

É cada vez mais comum encontrar economistas e especialistas falando sobre o mercado financeiro, seja em blogs, nas redes sociais, em canais do YouTube ou em podcasts do nicho.

Este blog, por exemplo, é de um especialista, e ficamos felizes que você nos acompanhe. Encontre especialistas com quem você se identifique. O importante é manter-se informado!

Se quiser aprender, em apenas 45 minutos, mais sobre Economia e Investimentos do que as pessoas que te assessoram nos Bancos sabem, cadastre-se e assista a essa aula obrigatória para quem quer construir riqueza e investir com segurança!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Eficiência energética, economia financeira e redução de impacto ambiental
+
Eficiência energética, economia financeira e redução de impacto ambiental O termo Eficiência Energética tem ganhado notoriedade em todo o mundo devido à preocupação com a escassez de recursos, além da busca por soluções ...
17 de dezembro de 2020
Dá para comprar um imóvel sem entrada?
+
Dá para comprar um imóvel sem entrada? Comprar um imóvel sem entrada é possível, mas não é tão fácil. Os bancos costumam pedir uma quantia equivalente a 20% ou 30% do valor do imóvel como ...
9 de dezembro de 2020
Quem pode financiar imóvel?
+
Quem pode financiar imóvel? Financiar imóvel é o caminho mais procurado por quem quer realizar o sonho da casa própria. Afinal de contas, você pode parcelar em até 35 anos! É um período ...
2 de dezembro de 2020