O mercado financeiro pode ser considerado muito complexo e amplo, porém é de extrema importância no dia a dia das pessoas, principalmente para os investidores.
Para quem lida direto com o mercado financeiro, acompanhá-lo faz parte da rotina diária. Entender o que está acontecendo na Bolsa de Valores e no cenário econômico mundial ajuda a entender as variações das ações e, com isso, atuar com precisão.
Manter-se informado mas sem entender como o mercado funciona poderá gerar um certo caos na cabeça do investidor, que terá dificuldade de organizar todas as ideias para tomar decisões. Por isso é tão importante compreender o funcionamento do mercado.
Separamos quatro dicas para você acompanhar o mercado financeiro.
[lwptoc]
1. Entenda como o mercado financeiro funciona
A função do mercado financeiro é possibilitar o encontro entre vendedores e compradores.
Portanto, é o ambiente onde ativos são negociados. Empresas que abrem o capital, questões político-econômicas e diversos outros fatores são importantes para manter o mercado ativo.
Nesse cenário, os personagens principais são os investidores, que fornecem o capital, e os tomadores, que tomam emprestado os recursos em troca de juros ou parte dos lucros.
Para regularizar e fiscalizar as negociações existem o Banco Central e a CVM, Comissão de Valores Mobiliários.
O mercado financeiro no Brasil pode ser dividido em:
- mercado de renda fixa, representado por produtos como Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA;
- mercado de renda variável, representado por operações como a compra de ações na Bolsa de Valores e alguns tipos de Fundos de Investimentos.
Alguns assuntos que podem interferir no mercado financeiro
A economia, é claro. É um tema que impacta todos os tipos de ativos, sejam de empresas privadas ou títulos públicos. Se o país passa por uma crise econômica, isso pode influenciar diretamente os valores de ativos de renda fixa.
Notícias sobre a empresa. Ler sobre especulações de companhias e verificar balanços é um bom caminho para quem investe em renda variável.
Taxas de juros, cotação do dólar e outros índices financeiros ajudam a entender as variações dos ativos e os preços do mercado – e de todo o resto.
Instabilidades políticas, escândalos de corrupção, eleições e até mesmo declarações de governantes são relevantes e podem agir sobre os índices e os preços do mercado financeiro.
2. Informe-se em lugares confiáveis
Busque informações em lugares confiáveis, como o próprio site da Bolsa de Valores, a B3, antiga Bovespa.
Outras opções são:
Bloomberg: fundada em 1981, é um dos maiores nomes do mercado financeiro mundial. A empresa atua no Brasil com produção de notícias. É uma plataforma financeira que fornece notícias atualizadas e oferece dados diversos, análises e conteúdo multimídia para quem não quer ficar de fora desse tema.
Valor Econômico: é o principal veículo de notícias econômicas, políticas, financeiras e de negócios nacional. Você pode acompanhar a versão free ou assinar e ter acesso a conteúdos exclusivos.
Infomoney: é uma das principais fontes sobre economia e investimentos. Além disso, possui ferramentas úteis como comparador de fundo de investimento e renda fixa.
3. Use a tecnologia a seu favor
Há diversos apps que podem te ajudar a acompanhar esse mercado tão volátil.
Selecionamos alguns para indicar!
O Investing traz atualização em tempo real dos principais acontecimentos econômicos do mundo, de notícias e movimentação das ações, além da criação do portfólio do usuário e relatórios de especialistas.
Está disponível para Android e iOS e tem também a versão web.
O Yahoo!Finanças tem uma das bases de dados mais completas sobre tudo o que está acontecendo no mercado financeiro.
Através dele é possível acompanhar o desempenho de ações selecionadas, em tempo real, criar uma base de acompanhamento para ajudar na tomada de decisão e verificar, através de gráficos e comparativos, a melhor opção para o seu investimento.
Está disponível para Android e iOS.
MSN Dinheiro
Seguindo o modelo do Yahoo! Finanças, o MSN Dinheiro é um compilado de sites e fontes de todas as partes do mundo, para que você possa acompanhar todas as transformações do mercado financeiro.
Disponível para Android e iOS.
Disponível apenas para iOS, o app Benzinga oferece aos investidores acesso instantâneo às atualizações do mercado.
O usuário deve estar conectado às redes sociais e, a partir do aplicativo, pode compartilhar os conteúdos e conversar com outros investidores.
A plataforma tem versão gratuita e paga.
Além de a Bússola do Investidor ser um portal com notícias sobre investimentos e fóruns online, você monitora a sua carteira de ativos e investimentos em tempo real e calcula prejuízos anteriores e o Imposto de Renda em ações a pagar.
A plataforma é paga, com valor a partir de R$44,91 por mês.
4. Acompanhe especialistas do mercado financeiro
É cada vez mais comum encontrar economistas e especialistas falando sobre o mercado financeiro, seja em blogs, nas redes sociais, em canais do YouTube ou em podcasts do nicho.
Este blog, por exemplo, é de um especialista, e ficamos felizes que você nos acompanhe. Encontre especialistas com quem você se identifique. O importante é manter-se informado!
Se quiser aprender, em apenas 45 minutos, mais sobre Economia e Investimentos do que as pessoas que te assessoram nos Bancos sabem, cadastre-se e assista a essa aula obrigatória para quem quer construir riqueza e investir com segurança!
Equipe Edu Moreira
🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube
Eduardo Moreira
Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.
Saiba Mais