Cuidados nas compras pela internet

Cuidados nas compras pela internet

De uns tempos para cá, aumentou consideravelmente o número de compras pela internet, principalmente por sua praticidade e conforto.

A maioria dos consumidores, até mesmo pela correria do dia a dia, preferem escolher com calma e sem precisar se deslocar até a uma loja física.

Mas, paralelo a isso, os cuidados redobraram, principalmente porque existem muitas pessoas de má fé presentes na internet apenas para aplicar golpes. E você precisa estar bem atento para não cair em uma armadilha.

Por isso, preparamos esse material, onde você vai aprender a como não cair nesses golpes e fazer suas compras online com total segurança.

Cuidados nas compras pela internet

Se você tem o hábito de fazer compras pela internet, é preciso tomar muitos cuidados. Veja algumas dicas muito úteis:

Ter todas as informações sobre a empresa

Antes de fazer qualquer compra, veja se no site oficial da empresa consta o número do CNPJ e o endereço físico.

Caso não conste no site o CNPJ, entre em contato com a empresa e solicite o número. Para uma maior segurança, você pode acessar o site da Receita Federal e conferir se o CNPJ está ativo.

Além disso, veja se existe um telefone de contato e o melhor a fazer é ligar, apenas para confirmar todas as informações.

Só compre de sites confiáveis

Uma forma de fazer compras pela internet com segurança é se cadastrar apenas em sites com URL (endereço) segura e com cadeado.

Se antes do endereço tiver um cadeado e o “HTTPS”, o site é confiável.  Isso mostra que a comunicação é criptografada, mantendo todas as suas informações pessoais protegidas.

Faça uma pesquisa em sites de reclamação

Hoje, você tem à sua disposição vários sites para avaliar a reputação da empresa. E um dos mais conhecidos é o Reclame Aqui.

Lá, você vai encontrar opiniões de consumidores e, principalmente, se há alguma reclamação. Por exemplo, se entregou no prazo, se houve uma cobrança indevida, entre outras coisas.

Vale a pena dar uma olhada no próprio site, pois geralmente os clientes deixam seus comentários e avaliações.

Ler atentamente todos os Termos e Condições

Você deve perder um tempo para ler todos os Termos e Condições. Assim, vai saber quais são seus direitos e deveres.

Se possível, imprima esse contrato, assim como todos os dados da sua compra, como o número do pedido, a descrição dos produtos, o valor e a forma de pagamento. Caso a empresa não disponibilize essas informações, saiba que não é confiável.

Devolução do produto

Não sei se você sabe, mas tem o direito de devolver o produto no prazo de até 7 dias, contados a partir do recebimento, e ser reembolsado pelo valor.

Antes de efetuar a compra, se informe quais os procedimentos a serem feitos no caso de desistência. O consumidor pode pedir a troca do produto ou o cancelamento da compra sem precisar pagar nada.

Confirme o prazo de entrega

Uma empresa séria sempre deve dar a informação sobre o prazo de entrega. Se caso não haja essa informação, é melhor comprar em outro site, pois você corre o risco de não receber seu produto ou demorar muito.

Verificar o sistema de pagamento

Um dos principais medos de fazer compras pela internet é no momento de inserir os dados do cartão.

Por isso, verifique se o site conta com um sistema de segurança, ou seja, se o site é protegido. Hoje em dia, é usada a criptografia, que é mais uma garantia que todos as suas informações serão preservadas.

Cuidados nas compras pela internet

Tenha um antivírus atualizado

Independente do dispositivo que você utiliza para fazer suas compras online, certifique-se que tem um programa antivírus instalado e atualizado. Além de um anti-spam e firewall, pois isso dificulta a invasão de hackers.

Prefira usar o cartão de crédito

A vantagem de usar o cartão de crédito nas compras pela internet é que além de ser mais fácil identificar uma fraude, você tem a opção de parcelamento. Só forneça os dados do cartão no momento que estiver efetuando a transação e somente nessa hora.

Ainda em relação ao cartão de crédito, nunca salve os dados do cartão para próximas compras. Por isso que alguns bancos estão disponibilizando o cartão virtual, onde você vai usá-lo apenas para aquela compra.

Use apenas seu computador pessoal ou smartphone

Quando estiver fazendo suas compras online, evita usar computadores compartilhados, como de lan house, ou usar um wifi aberta. Em tais locais, pode haver programas instalados com o objetivo de roubar todos os seus dados.

Cuidado com compras internacionais

Cresceu bastante o número de consumidores que fazem compras pela internet em sites estrangeiros, principalmente porque os preços são bem atrativos.

Mas é importante confirmar o valor dos impostos e do frete, caso contrário você pode levar um susto quando chegar a fatura do cartão.

Vale lembrar também que, geralmente, o prazo de entrega é bem maior, podendo levar até 3 meses.

Faça uma pesquisa de preços

A concorrência na internet é bem acirrada e você pode encontrar um mesmo produto com os mais variados preços.É importante fazer uma pesquisa e desconfie quando um valor estiver muito abaixo do mercado.

Conclusão

Fazer compras pela internet realmente é bem mais cômodo, pois você pode escolher o produto com calma e depois recebê-lo na sua casa.

Só que é preciso tomar certos cuidados para garantir que seus dados estão protegidos, que a empresa existe e que você receberá o que comprou.

Mas aqui viu algumas dicas que ajudam bastante. E se seguir todas elas, com certeza, você poderá fazer todas as suas compras online com 100% de segurança.

Você costuma realizar compras pela internet com frequência? Quais sites prefere? Deixe nos comentários!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário